quarta-feira, junho 09, 2004

 
Gringo à Marajoara

Ele veio de Londres.
Depois de deixar as digitais em São Paulo,ele pegou um avião para Belém.Queria ver o encontro dos rios.Vinha conversando no avião com um empresário belemense.
-Eu acho que te enganaram.Em Belém não se vê o encontro do Solimões com o Negro.Lá,só vemos um afluente.Eu acho.
O gringo ficou indignado.Queria chegar em Belém logo.Ia se mandar para Manáus,onde o empresário falou sobre o encontro dos rios.
O avião pousou na magueirosa.Arrependido,o empresário falou melhor de Belém.Disse ter uns lugares bons para o gringo como...como...Bem,tinha.Lembrou da empresa de turismo do seu grupo também.
-Bye,Bye
-Thank you!See you later. - agradeceu o gringo inglês.
Então resolveu ficar.
Carregando um vocabulário curto em português,essencial a qualquer turista,pegou um taxi.A rádio tocava um brega bem paraense.
-This is Beatles,man!(Isso é "Beatles,cara!) - exclamou o gringo.Só estranhou um pouco a batida.
Ele era apaixonado pelos rapazes de Liverpool.Casou com Lucy por causa dos Beatles.Num momento de muito ácido e rock´n roll,conheceu ela.Tiveram uma filha,Michelle.Era sua segunda maior paixão.A primeira era "Beatles"
-Onde posso comprar "está" CD? - indagou.
-Lá na Manoel Barata com os camelôs.Perto do hotel do senhor.
-O.K.!Let´s go!
-Gol de quem? - o taxista ancioso.
-Hilton!
-Hilton?Eu não sabia dessa contratação do Papão.Pai d`égua!

Já no Hilton,o hotel não o jogador,procurou no dicionário camelô.Camelô,camelo...
Camelo - s.m. Mamífero ruminate da Ásia,com duas bossas de gurdura no dorso.Não podia ser.Foi atrás de informações.Perguntou ao gerente sobre os tais camelôs e um outro tal de Manoel Barata.Depois de discutir com o gerente,foi comprar.
Voltou pro hotel já sem carteira,relógio,cordão.Só pediu para os ladrões deixarem os Cd´s.Eles deixaram.Ficou tão contente com a raridade.Adorou o brega.Adorou o comércio,as mulheres,as ruas sujas,os pivetes.
No outro dia foi ao Ver-o-Peso.
Não entendeu o porquê de Ver-o-Peso.Ele achou melhor chamar de "Cheirar-o-Peso".Comprou até uma dessas loções de lá.Apaixonou-se pela vendedora.Gismara,morena,cabelos negros nos ombros caídos.
Gostou muito de Belém.Veio ao Pará,parou.Tomou açaí,,já sabe né?
Acabou a grana,virou camelô.Alugou uma casa lá no Jurunas.Se "amigou" com Gismara.Teve uma filha.Gislane.Misturou Gismara com Penny Lane.Se acostumou com a vida pacata.Aprendeu a fazer rabióla,cerol.Empinar,cortar,correr atrás de papagaio.E as férias de uma semana viraram três anos.
Foi triste no dia que a Polícia Federal bateu na casa dele.Era um domingo na hora do almoço.Ele estava tomando açaí,comendo mapará.Vestido com a camisa do Remo.Tinha comprado até um ingresso para ir ao estádio.Tava cansado de esperar arrombarem o portão do Edgar Proença(Mangueirão).
O visto experiou.Tinha que voltar para Londres.Chorou.Não quis ir de jeito nenhum.Fez um acordo: só ia se pudesse levar Gismara,a filha,um isopor cheio de açaí mais um outro com mapará,tamuatá,muçuã.Foi sem nada no camburão do carro.
Embarcou para a Inglaterra algemado.Chegou lá igual a um turista.Bermudão,Havainas nos pés e uma camisa de propaganda política.Assinou a papelada da separação de imediato.Deu um jeito por lá.Mandou buscar a mulher e a filha em Belém.

Hoje ele tem uma banquinha na frente do Palácio de Buckham.Vende os Cd´s de brega lá da Presidente Vargas.Tem brega novo,antigo,pop,tecnobrega.Arranjou um apartamento onde mora com a nova família.Ainda tem uns litros de açaí congelado.
Dizem por lá que o príncipe Willian anda escutando muito "Ao pôr-do-Sol" na versão de Teddy Max.Estão botando fé na música para as baladas no verão.

Comments: Postar um comentário

Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?